Tzélem (Imagem) e Demút (Semelhança). A incorporeidade de D’us e a polivalência do termo Imagem (Guia dos perplexos de Maimônides) pelo rabino Itzhak Levy Cohen
Buscando no passado acreditou-se que o termo imagem (Tzélem) em hebraico, significava o contorno (temuná) de uma coisa e o seu aspecto (tôar), algumas filosofias de origem cristã embarcou na crença de Ha’Shem possuía um corpo, levando em consideração o passuk do livro de bereshit da Torá 1:26: “Façamos o homem à nossa imagem, segundo nossa semelhança”. Primeiro vamos desmitificar a filosofia cristã que acha que tinha mais de um deus nessa passagem. O termo “façamos o homem” era um costume de linguagem de reis e grandes personalidades para empregar o plural “majestático” ao falar de si mesmo podemos observar isso em 2 Sh’muel 24:14; mas no Midrash (Bereshit Rabá 8) comenta que D’us conversou com os anjos sobre a conveniência de criar o homem ou não, por isso do termo “façamos” e ai Ele o todo poderoso chama os anjos e diz “façamos”, agora quanto a imagem D’us é incorpóreo e o termo empregado imagem tentarei demostrar o que o Rambam afirma. Rambam através de seu tratado do Guia dos Perpl...
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