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Mostrando postagens de julho 19, 2020

Parashá Devarim

Parashá Devarim, Devarim 1:1-3:22. Haftará de Devarim, Yeshai’ahu 1:1-27. Shabat da Visão O Shabat anterior a Nove de Av é chamado Shabat Chazon (“Shabat da Visão”) após as palavras iniciais da leitura do dia dos Profetas (“Haftará”), que é a terceira da série de leituras conhecida como “As Três de Admoestação”. Neste Shabat, dizem os mestres chassídicos, nos é concedida uma visão do Terceiro Templo; não podemos vê-lo com nossos olhos físicos, mas nossas almas o veem, e recebem o poder de se libertar de nosso estado atual de galut (exílio e deslocamento espiritual) e trazer a Redenção e a reconstrução do Templo. Resumo Esta semana começamos o quinto e último livro da Torá, Devarim (Deuteronômio), conhecido na literatura rabínica como Mishnê Torá, a revisão da Torá. Seu conteúdo foi falado por Moshê ao povo judeu durante as cinco semanas finais de sua vida, enquanto o povo se preparava para entrar na Terra de Israel. Nele, Moshê explica e comenta muitas das mitsvot outorgadas previament

Kavaná

"Melhor um judeu sem barba do que uma barba sem judeu". Não é o modo como você se veste ou se apresenta que lhe vai tornar um verdadeiro judeu. O que torna você um judeu de verdade são as suas condutas diante do En Sof, cumprindo Sua vontade ou seja Suas Mitsvot! Não adianta você se tornar um judeu ou judia caricato(a), sabe porque? Hashem conhece a Kavaná(a intenção do coração) de cada um ser humano. Você pode até enganar a humanidade, porém a Hashem você nunca irá enganar! Aos meus amados filhos que os amo incondicionalmente e são minha felicidade constante, minha netinha linda que o vovô ama, aos meus amigos que são poucos porém verdadeiros e amados e aos meus talmidyim que foram escolhidos pelo dedos de Hashem, Um Shabat Shalom doce e feliz! גוט שבוס שבת שלום ומבורך לכולם  Rav Itzhak Levy Cohen!

Lúach לוח

Lúach   לוח No povo judeu todos os aspectos cotidianos da vida se determina pelo curso dos anos. Alegria e pesar, exaltação e serenidade, trabalho e descanso – tudo tem sua hora e ocasião. As forças psiquicas e físicas do judeu são reguladas pelos marcos do Lúach, que em cada ano, se repetem em sua variedade, sua igualdade e seus contrastes, tal como expressara Rabi Yehuda Haleví em seu livro “O Cuzarí”: “Até as menores unidades de tempo tem seus momentos culminantes, a saber: para as horas do dia; as três orações; para a semana, o Shabat; para o mês, a lua nova; para as estações, as três festas de peregrinação (Shalosh regalim); e, sobre todas as festas; o Yom Kipur, dia do perdão. Com muita razão se disse que o catecismo do judeu é dado pelo seu calendário. Ano Judaico שנה יהודית Se analisarmos o calendário judaico veremos é que sua origem ao mesmo tempo solar e lunar. De fato o ano é solar e os meses são lunares. A duração do ano está determinada pelo tempo de giro da terra ao redor

Shavua tov

"O milagre não prova o impossível; serve, apenas, como confirmação do que é possível ou teste divino de nossa fidelidade a Hashem." Em passado bem recente eu em minhas reflexões escrevi que "Hashem está em todos os lugares porém o homem o acha onde O procura." Bem mediante a junção desta frase e a de hoje, saibam que milagres existem e dependendo de onde ele vem não prova que sua fé é verdadeira, em Devarim(Deut.) 13:1-5, o Eterno pode está nos testando para saber o grau de fidelidade que temos por Ele é Sua Torá , e eu costume dizer que a Torá é Sua vontade o que Ele quer de nós, sendo assim tomemos cuidado para sempre passar-mos nas Suas avaliações e sermos merecedores do mundo vindouro. Aos meus amados filhos que os amo incondicionalmente e a minha neta que amo, meus familiares, aos meus amigos que são poucos porém verdadeiros e amados e aos meus talmidyim que foram escolhidos pelo dedos de Hashem SHAVUA TOV UMEVORACH LEKULAM. Rav Itzhak Levy Cohen.